sábado, 5 de setembro de 2015

Um pouco da Psicologia

Entre todos os campos da ciência, a psicologia talvez seja o mais misterioso para o público leigo e o mais suscetível a mal-entendidos. Embora seu jargão e seus conceitos estejam impregnados na cultura cotidiana, a maioria das pessoas tem apenas uma vaga ideia do que se trata e do que realmente fazem os psicólogos. Para alguns, a psicologia evoca imagens de sujeitos em jalecos brancos, trabalhando numa instituição para doentes mentais ou fazendo experiências com ratinhos de laboratório. Outros talvez imaginem um psicanalista com algum sotaque da Europa Central analisando um paciente deitado num diva ou, se levarmos a serio os roteiros de cinema, planejando algum tipo de controle mental.

Embora sejam estereótipos exagerados, existe neles alguma verdade. Talvez o responsável por essa confusão sobre o que a psicologia abrange seja o grande espectro de assuntos sobre os quais ela se debruça (e a surpreendente quantidade de termos iniciados pelo prefixo "psi"); os próprios psicólogos não conseguem chegar a um acordo sobre a melhor definição para a palavra. "Psicologia" vem do grego antigo, união de psyche, isto é, “alma” ou “mente”, com logia, “estudo” ou “relato” , o que resume a ampla abrangência da área; hoje, porem, a palavra refere-se com mais precisão a “ciência da mente e do comportamento”. 



Psicologia também pode ser compreendida como uma ponte entre filosofia e fisiologia. Enquanto a fisiologia descreve e explica a conformação física do cérebro e do sistema nervoso, a psicologia examina os processos mentais que nele acontecem e como se manifestam no nosso pensamento, discurso e comportamento. Enquanto a filosofia se preocupa com raciocínios e idéias, a psicologia interessa como eles nos ocorrem e o que nos dizem sobre o funcionamento da mente.


Referência:
Trechos O livro da psicologia 


Roberta M Avante
Psicologa Clinica
31 8755 5946

instagram: @psibh
Facebook: psicologosbh
e-mail: roberta.m.avante@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário